Fenearte 2024 - minha participação no evento - Rodolfo

Fenearte 2024 – minha participação no evento

A Fenearte, realizada em Recife, é um dos eventos mais importantes de artesanato, recebendo artesãos e artesãs de todo o estado de Pernambuco, de várias partes do Brasil e também expositores internacionais. Com um público de mais de 30 mil pessoas por dia, chegando a 50 mil visitantes aos finais de semana, a feira é um verdadeiro espetáculo de criatividade e cultura.

Neste ano, a Fenearte chega à sua vigésima quarta edição, trazendo muitas novidades. Além dos novos expositores e negócios no artesanato, a programação do evento inclui shows na praça de alimentação e a renovação do espaço Moda Fenearte.

O Moda Fenearte, realizado no mezanino do Centro de Convenções, contou com uma curadoria de projetos que trouxe novos ares, conversas e construção de conhecimento. O espaço ofereceu oficinas, networking, rodas de diálogo abertas ao público e desfiles, além do Concurso da MAPE de novos talentos.

Participei como convidado de dois momentos importantes no espaço Moda Fenearte. O primeiro foi na sexta-feira, dia 05 de julho, junto com Nestor Mádenes (produtor e mediador do talk) e Laís Queiroz (coordenadora de inovação do Armazém da Criatividade no Agreste). Esse encontro teve como tema:

“Onde Situamos a Indústria de Moda: Um Diagnóstico sobre o Polo de Moda do Agreste”

Foi um momento de trocas incríveis sobre como a moda no polo de confecções do Agreste opera em lógicas industriais que necessitam de uma visão criativa e inovadora. Discutimos a força deste setor criativo, que envolve tanto profissionais de áreas ligadas à inovação em processos fabris quanto criativos ligados ao desenvolvimento de fruição estética. Além do diagnóstico exposto, destacamos os talentos vibrantes do polo do Agreste e como esses talentos culturais, científicos e estratégicos podem ser melhor aproveitados para o desenvolvimento da região.

Registro feito por @mazumbafoto
Registro feito por @mazumbafoto
Registro feito por @mazumbafoto
Registro feito por @mazumbafoto
Registro feito por @mazumbafoto
Registro feito por @mazumbafoto
Registro feito por @mazumbafoto

No segundo dia, acompanhei de perto o desfile incrível do estilista pernambucano Walério Araújo, com o tema “Amor de Mãe”. O desfile foi icônico, trazendo elementos de uma casa de mãe com muita poesia visual. Foi realmente lindo:

Registro feito por @mazumbafoto
Registro feito por @mazumbafoto

Após o desfile, fui direto para o Concurso Desafio MAPE, com estudantes de moda inscritos de várias localidades do estado, disputando os três melhores looks executados dentro do tema da Fenearte deste ano: “Sons do Criar”. Tive a honra de ser jurado deste concurso, e posso dizer que foi um desafio atribuir notas aos talentos que passaram de etapa em etapa. O nível das propostas, desde os croquis até a execução e desfile, estava incrível, tornando nossos votos enquanto jurados muito acirrados. Houve até um empate no segundo lugar, que foi desempatado em frente ao público. Foi emocionante demais.

Pódio premiado no Desafio MAPE:

1.⁠ ⁠SIL CARMO – SENAC RECIFE – ENTRELAÇANDO COM O MAR QUE ABRAÇA

2.⁠ ⁠DEISY SILVA – SENAI CARUARU – RENDA-SE AO PASSADO

3.⁠ ⁠ESLLEN MELO – UNIFBV WYDEN – SUBMERSO

Registro feito por @mazumbafoto
Registro feito por @mazumbafoto

A Fenearte 2024 foi uma experiência inesquecível, repleta de trocas culturais e criativas que enriquecem ainda mais o nosso estado e o polo de moda do Agreste. Estou ansioso para as próximas edições e para continuar contribuindo com este evento tão especial.

Sobre Rodolfo Alves

Sou publicitário que vivo criando conteúdos e ideias, fuçando novidades. Amo a comunicação e estou interessado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil.

Você pode gostar de ler também.

Caracóis, fotografia, paraíso astral e teatro
Entrevista com Jorge Feitosa, o cão de Inácio

Deixe uma resposta