Formalizar o negócio é importante
A formalização das empresas é fator imprescindível para o desenvolvimento econômico, financeiro e social. Com o crescente número de pequenas empresas em ordem de abertura e desenvolvimento, alguns empreendedores, deixam de lado o fator da formalização e acreditam que deste modo, estejam fraudando a lei e garantindo maiores resultados, porém este pensamento tende a ser mudado a medida que as informações contábeis são recebidas.
Para que seja possível aumentar os resultados econômicos e financeiros de uma empresa é necessário que esta, tenha o fortalecido parcerias de crédito concedidos em bancos, programas governamentais que ofereçam incentivos tributários. Para isto, é preciso que o governo e outros órgãos saibam da existência legal desta empresa através da formalização. O SEBRAE (2013) constatou que 57% dos empreendedores individuais possuíam um negócio informal. Ao compreender a importância de formalizar o negócio e saber dos benefícios oferecidos, a empresa se deve buscar o enquadramento fiscal.
Ficar de acordo com as normas fiscais oferecidas pelo governo é sem dúvida estar à frente de empresas que ainda não atuam legalmente, assim é possível oferecer vantagens aos clientes como a nota fiscal na realização da compra, a vantagem de ampliar a forma de pagamento, segurança para divulgar o negócio e principalmente não correr risco de apreensão de mercadoria, além de fortalecer o nome da sua marca e atribuir valores a sua empresa.
Existem reais possibilidades de se formalizar e contribuir com valores simbólicos. O Micro Empreender Individual (MEI) é uma das maneiras de formalização simples e eficaz, numa contribuição para indústria e comércio fixada no valor mensal de R$ 40,40; deixando isento os tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). O MEI é uma alternativa viável para o empreendedor que faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano, isso não é ótimo?
Já a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008 facilita vantagens para que o empresário possa formalizar seu negócio e alcance melhores resultados. O Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros. Por isso mesmo formalizar é vantajoso, e é possível fazer esse processo com apoio de profissionais responsáveis. Se informe e formalize, pesquise o assunto e envie suas dúvidas aqui pro BOX no e-mail: contatoboxfashion@gmail.com .
Elisão Fiscal= representa um planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o pagamento dos impostos.
Nielma Oliveira é graduanda em Ciências Contábeis, ama trabalhar com o planejamento tributário e gerencial de empresas. Ela atua na gestão financeira da MultMalhas em Santa Cruz e será nossa colaboradora mensal.