Fashion Book – 6 temas de moda traduzidos para fazer valer um verão de vendas e renovação
Setembro começou e nós pegamos 6 temas de moda traduzidos para fazer valer um verão de vendas e renovação. A contagem regressiva para a estação de primavera 2016 e verão 2017 já começou. Muitas marcas no polo de confecções já tem datas agendadas para seus lançamentos da temporada e tudo começa neste mês de setembro. Com o objetivo de apresentar novidades aos atacadistas com mais antecipação, para levarem a moda das vendas em tempo mais adequado. Acompanhando essa agenda listamos as 6 principais tendências apresentadas pelo Inova Moda Movimentos. O fórum de inovação que lança a cada semestre novidades e pesquisas para o mercado tem 3 temas maiores, cada um com 2 tendências menores.
TEMA 1 – VIAGENS
ABORDAGEM: CORPO
O tema põe em jogo 2 lados pertencentes de um mesmo objeto, duas dimensões de extensão do homem que existem num mesmo espaço. Na tendência Corpo as etnias são colocadas como resultado da experiência com o meio físico que com tanta conexão fica bem mais próximo, independente da distância cultural/geográfica, pois, nossos novos olhares para outras culturas e elementos sociais perto ou longe: muda, revela, transforma e fortalece essas identidades. Algodões crus, rendas rudimentares, flores maxi, sobreposição de flores, jeans antigo, imperfeições e enrugados fazem a lista de materiais do tema. Na paleta de cores tonalidades como amarelo, vermelho, laranjas, verde escuro, azul e marrons são o forte. As combinações dessa paleta são também de se considerar na estamparia.
ABORDAGEM: ALMA
O tema Alma te coloca em contato com o que há dentro de você. Resultado da busca em meio ao mundo moderno, conectado, globalizado por uma vida real mais honesta, sem tanta imagem manipulada, com o cultivo do estilo de vida pessoal onde o que importa a cada um lhe pertence sem alardes, sem flash e nem a necessidade de ser postado nas redes o tempo todo, por exemplo. Representa a busca do consumidor pelo completo oposto apresentado no tema acima, corpo é um movimento de fora para dentro: o que eu vivo nos mundos eu carrego comigo. Alma é um movimento de dentro para fora: o que desagrada e me agrada na real. Paz interior, silêncio e sabedoria. Antiguidade pré-histórica, artesanato e brancos, cinzas, tons pálidos, amarrações primitivas, gesso, linhas puras, rituais tranquilos, agendas folgadas, tempo, natureza pura, bela e grotesca.
TEMA 2 – VOOS
ABORDAGEM: RARO
Outro movimento percebido como tendência é o encontro dos seres 100% conectados buscando viver equilibrando bem natureza e tecnologia. Aridez com muito sol, chão fervendo e possibilidades ainda não vistas nos ambientes mais solitários e abandonados. O artesanal continua com forte apelo onde renova-se num voo que mistura materiais antes não testados, criando possibilidades e experimentações raras. Visual de beleza árida nos remetem a novela Velho Chico com tonalidades terrosas, biomaterias como forma de preservação ambiental tem papel fundamental nesse olhar para o que é raro, nos fazendo repensar o sentido do luxo.
ABORDAGEM: SUBLIME
Os mesmos apelos de ambientalmente responsável se direcionam aqui para um voo sobre as águas do mar. Cristais, formas fluidas demonstram como é possível combinar equilibradamente e com soluções mais humanas o uso dos materiais aliado aos recursos tecnológicos. A água em destaque, fluidez e liquidez em formas leves, com aplicações responsáveis para o preparo das roupas pela indústria. Uso responsável dos recursos: natureza amiga dos produtos, produtos amigos da natureza convivem para dar forma, cor e estilo a peças de vestuário que tem, no processo de feitura as mãos da natureza. O exemplo do Studio Blondand Biebe que utiliza algas na criação de corantes para tecidos. Algodões em modelagens com corpo mais a mostra, estampas do reflexo e luz da água.
TEMA 3 – FESTIVAIS
ABORDAGEM: JOGOS
Contemplar como palavra de ordem. O tema coloca ludicidade, brinquedos, alegria e cores dentro de uma sacola e joga pro alto como num gif se repetindo. Tecnológico e de intensidade criativa combina animações, desenhos e gráficos com funcionalidade. É como o desenho de uma criança, cheio de fantasias divertidas, propondo uma “nova maneira de ler e entender nosso meio”. Destaca o comportamento jovem da Geração Z, mas não limita o consumo da ideia para somente o público dessa idade. Cartonns e jogos eletrônicos digitais viram símbolos de comunicação universal, primeira instância de um idioma que todos reconhecem e possibilita a conexão de mais pessoas na aldeia global. Romper o tradutor e fazer realidade a babel de misturas. Aqui vale o xadrez, pixel, imagens estouradas, gif, meme.
ABORDAGEM: ALQUIMIA
A ressaquinha do festival, o paz e amor orgânico e verde. Cada vez mais as cidades começam a valorizar o bem viver dos moradores, fechando ruas para o lazer nos finais de semana, investindo e áreas verdes e dando vez ao convívio social como prática incentivada. Antigos rituais como da conversa na calçada entre outros do passado ganham espaço para novas re-significações. Entre os elementos de destaque flores e guirlandas florais, tonalidades destonadas com lavagens aquosas, produtos feitos por você mesmo, roupa com possibilidade de intervenção, ateliê, personalização, menos desperdício e + reutilização, trabalho coletivo. Transparências sobrepostas, flores desbotadas.
RESUMO DO EDITOR
Como vimos as tendências não dão uma receita exata. Muito do que se prega é um conselho de como rever as forma de produzir moda. Há muito que se diz sobre os processos, de uma roupa que supera a cópia da forma pronta, do molde, uma roupa que carrega motivos honestos de compra e reais, argumentos que falam sobre como foi feita, qual a responsabilidade da empresa agregada na peça, superando a superficialidade do consumo, dando ao consumidor um argumento de venda bem mais prático e menos ilusório sobre estilo. Alias estilo hoje é algo tão democrático que superando o belo e o feio a indústria precisa correr contra o tempo e fazer uma moda mais conectada com a inteligência global, as consciências sociais.
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