Entrevista Jacque Tamboo lança nova produtora de moda
“Um nova luz sob a moda local” é o que carrega como missão a nova produtora de moda e consultoria de Jacqueline Siqueira. Em entrevista exclusiva ao Box Fashion conhecemos as mil facetas da mulher que por traz dessa empreitada mágica que é fazer moda com conceito e qualidade no polo de confecções pernambucano justamente num momento interessante de profissionalização do negócio fashion.
Quase enlouquecendo com o planejamento do lançamento de sua produtora e as véspera do evento, Jacque gentilmente atendeu o Box Fashion com a mesma tranquilidade com que lida com os problemas diários de uma produtora, atenta aos detalhes, incansável por seu melhor. Essa é Jacque Tamboo: inquieta por natureza, ansiosa pelo novo, uma grande multi mulher, mesmo com seus 1,54 de altura, pudera, o sobrenome Tamboo vem de tamborete. Veja agora a entrevista Jacque Tamboo.
Box Fashion: Conta pra gente quem é Jacque Tamboo:
Me chamo Jacqueline de Siqueira Bezerra, e ganhei o apelido de “tamborete” na faculdade, por conta da minha estatura e logo virou Tamboo. Tenho 28 anos e ingressei na UFPE, no curso design, em Caruaru. Sempre quis seguir carreira acadêmica e sou apaixonada por pesquisa de moda, consumo e coolhunting. Já ministrei oficinas em congressos nacionais e regionais, com o tema “A moda do século XX através do cinema” e meu trabalho de conclusão de curso enveredou também nesta temática, aliando moda, história, cinema e consumo.
Box Fashion: Como se interessou por trabalhar na a área de moda?
Eu cresci em meio aos retalhos da minha avó Maria, e aprendi a costurar e bordar aos 10 anos de idade, inclusive tenho uma tatuagem em homenagem a ela, o seu nome bordado em ponto cruz. Nunca tive dúvidas que trabalharia com criatividade e a moda foi uma coisa que sempre me encantou.
Box Fashion: Atualmente o que tem feito na área?
Hoje, sou instrutora do eixo de Moda do SENAC – Caruaru, e atuo como consultora e produtora de moda e stylist.
Box Fashion: Por conhecer bem o mercado local, que caminha num significativo processo de profissionalização, o que visualiza como desafios para o mercado de moda aqui?
Tenho visto ao longo dos anos uma grande evolução. É notório o avanço, mesmo que ainda tenhamos um longo caminho. A primeira barreira, de mostrar ao empresário a necessidade e importância de ter um profissional de moda/design dentro da empresa está sendo superada. Agora, creio que a necessidade de buscar novos horizontes na área de criação e fortalecimento das marcas como empresas nacionais, bem como ratificar a importância e potencial do APL para o mercado de confecção do país.
Box Fashion: Quais suas referências, preferências estéticas, personalidades da área que lhe inspiram, ou que você admira e porquê?
Eu sou fanática por cinema. Muitas das minhas referências vêm de filmes antigos, de divas do passado, ou coisas assim. Sou aficionada pelo passado e tenho uma grande paixão pela história da moda, pelo vintage. Hoje, tenho algumas poucas referências, como a editora de moda Miroslava Duma e a fashion blogger Micah Gianneli. Mas vivo buscando novas inspirações. Tudo me inspira.
Box Fashion: Em seu Blog pessoal o The Cru Hunter, a moda acessível vista pelo seu olhar se diz “sem pantim”. O que isso representa no universo que abrange seu trabalho?
Eu sempre defendo o lado divertido e acessível da moda. Não acredito que moda de verdade se faz APENAS com peças caras, isso é subestimar o poder da criatividade. Então o slogan “sem pantim” veio em decorrência disto, é um grito da criatividade em meio a tanta massificação e também o apego que tenho ao mercado regional, por isso o termo que só nós entendemos tão bem. Eu sou bairrista.
Box Fashion: E sobre sua nova produtora: o que será a Jacque Tamboo produtora de moda e assessoria?
Percebi há tempos que o mercado estava carente de uma empresa ou profissional que proporcionasse os serviços de estilo que este necessita. A Jacque Tamboo engloba os serviços que vão da consultoria de estilo, desenvolvimento da coleção até a produção e styling de campanhas, catálogos, desfiles e editorias de moda.
Box Fashion: Qual inquietação motivou a criação da produtora?
Exatamente esse buraco que vi no mercado. Precisamos entender e tratar os nossos produtos de uma maneira mais visionária, nos destacar, buscar algo novo. Percebo que o mercado pede um maior cuidado com as marcas e imagem das empresas. A imagem da empresa, sua essência, é o seu maior patrimônio e deve ser tratado como tal.
Box Fashion: Que soluções e serviços a Jacque Tamboo traz pro mercado de moda local?
Estamos preparados para suprir as necessidades das marcas, desde a parte de design de produto, passando pelo estilo até a comunicação digital. Basicamente são empresas parceiras que trabalham com um único objetivo: criar imagens de moda fortes e coerentes. Para isso, conto com a parceria do estúdio de design Fabrico de Ideias, que estará nos dando o suporte na parte design gráfico e comunicação visual.
Box Fashion: E a equipe, por quem a produtora é formada?
Por uma equipe mutável e adaptável. Eu sou a responsável por encontrar e formar a equipe que melhor se encaixe no trabalho, sempre respeitando a imagem do cliente, suas escolhas e seus ideais. Mas podemos adiantar que os melhores profissionais: fotógrafos, modelos, maquiadores, produtores, stylists, fazem parte da nossa equipe colaborativa.
Box Fashion: No título do convite se lê: “alguns problemas de moda você resolve sozinho… os outros pode deixar que eu resolvo.” O que isso significa quanto a imagem que pretende lançar no mercado?
Queremos que o cliente sinta-se seguro, que saiba que entregou seu maior patrimônio, a sua imagem, a profissionais qualificados e que vão fazer sempre o melhor. Há uma mudança no mercado, e há outra percepção de como as marcas devem se arranjar. Temos que acompanhar isso já!
Box Fashion: Sobre o evento de lançamento, o que o público convidado pode esperar? Qual a programação?
O evento contará com uma exposição do editorial feito exclusivamente para este lançamento. Clicado por Eder Deó, com produção executiva de Andresa Franco, beleza de Edgar Filho e cliques de backstage de Juelayne Gondin, contamos ainda com a beleza das modelos Bruna Nahum e Iris Gomes, da Amazing Model Management. Será um avento aglutinador, feito para pessoas da área se encontrarem, discutirem, se conhecerem… A idéia é agregar!
O evento de lançamento da produtora e assessoria de moda Jacque Tamboo acontece com exposição fotográfica no Centro de Convenções Empresário Djalma Cintra (SENAC Caruaru).
Data: dia 19 de setembro, à partir das 18 horas.
Com créditos de:
Fotografia | Eder Deó
Beleza |Edgar Filho
Produção de Moda e Styling | Jacque Tamboo
Produção Executiva | Andresa Franco
Backstage | Juelayne Gondim
Models | Iris Gomes e Bruna Nahum – Amazing Model Management
Contato:
www.jacquetamboo.com.br (disponível apenas no dia do evento)