A transformação digital do mercado de moda em Santa Cruz do Capibaribe - Rodolfo

A transformação digital do mercado de moda em Santa Cruz do Capibaribe

Como a pandemia modificou as formas de vender no polo de confecções: pesquisa revela mudanças nos negócios da região

Santa Cruz do Capibaribe é considerada a cidade mãe do polo de confecções Pernambucano, com milhares de pequenos empreendimentos de confecção de vestuário. A Sulanca, como ficou conhecida, é hoje parte de uma cultura do trabalho empreendedor na cidade. A produção, surgida com reciclagem de retalhos na década de 1960, diante da geografia seca e os baixos investimentos na economia local, foi uma estratégia de sobrevivência para muitas famílias. 

Imagens de 29 de abril de 2020 – Blog do Moda Center
Filas organizadas para as entregas e despachos serem feitas às transportadoras na reabertura do estacionamento.

Ao longo dos anos os negócios, em maioria, estabelecidos informalmente, tiveram crescimento significativo, trazendo renda para a população local e regional. O processo produtivo que, além de Santa Cruz do Capibaribe, engloba cidades como Taquaritinga do Norte, Toritama, Caruaru, dentre outras, teve o fluxo de desenvolvimento alterado com a Pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, obrigando o comércio a ser fechado nos períodos de lockdown. 

Moda Center Santa Cruz volta a realizar feiras a partir de segunda-feira (07.08.20)

Os centros de compras que substituíram as feiras populares nas ruas, no início do surgimento da Sulanca, como hoje o Moda Center (gestão privada em condomínio de lojas e boxes) e o Calçadão Miguel Arraes (gestão pública municipal de lojas e bancas) tiveram que ser fechados, ou quando em momentos de menor número de contaminação, passaram a ter abertos somente os estacionamentos, para entrega e despacho de mercadorias que eram comercializadas através de canais digitais como, por exemplo, redes sociais; transformando profundamente a cena da comercialização de roupas feita na região. 

Print com imagem de postagem no blog do Moda Center – toque no link abaixo para ver a matéria completa

Moda Center e prefeitura alinham mudanças após decreto estadual
que suspende atividades econômicas e sociais em horários específicos

Calçadão Miguel Arraes e Moda Center

Ambos os centros de compras são empreendimentos compostos de lojas, boxes/bancas funcionando com logística e calendário de feiras semanais. Os centros de compras são compostos, em média, por mais de 15 mil marcas/pontos de vendas. E comerciantes de várias cidades do Agreste e até de outros estados como Ceará e Paraíba participam da movimentação econômica gerada pela cultura da Sulanca (venda atacadista de roupas nos dias atuais). Link para matéria da foto abaixo tocando aqui.

A pesquisa

Tendo em vista o interesse em mapear as transformações ocorridas nesse cenário, a pesquisa “Transformação digital no mercado de moda em Santa Cruz do Capibaribe – PE” aponta os dilemas enfrentados por atores e atrizes, fazedores e fazedoras da moda local; os desafios de sobrevivência nos piores dias da pandemia; bem como as possibilidades de renovação e também desafios coletivos nas formas de comercializar as roupas fabricadas principalmente em células de produção familiar.

Veja o vídeo da Pesquisa em meu canal no Youtube tocando aqui

Embora a pesquisa tenha um recorte geográfico específico, os dados apresentados são bastante representativos para todo o Polo de Confecções Pernambucano.

Apoio Institucional – Observatório CDL Santa Cruz

em volta de uma mesa estão katyane Michele secretária executiva da CDL Santa Cruz, Bruno Bezerra, presidente da CLD Santa Cruz e Rodolfo Alves, produtor executivo da pesquisa. Ao fundo em uma tela de TV Sandra Roberta participar remotamente ao vivo da Reunião com imagens de relatórios sendo apresentados.
Reunião da CDL Santa Cruz com Sandra Roberta para os alinhamentos diversos da pesquisa – fevereiro de 2022

Atenta aos movimentos transformadores do comércio causados pela pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, quando todo o comércio fechou, e posteriormente seus desdobramentos em 2022, a CDL Santa Cruz apoiou a realização da pesquisa, a fim de investigar como as empresas da região estavam lidando com as transformações nas vendas; além de querer compreender quais transformações poderiam ser vistas de imediato; e como as ferramentas digitais e as vendas pela internet estavam sendo agregadas por quem fabrica e vende moda na cidade. 

Objetivos da pesquisa

Como parte dos objetivos, a pesquisa pretendeu fazer o mapeamento da cena em transformação com adesão abrupta dos meios digitais para as vendas; bem como observar dificuldades e gargalos deste setor nas vendas online; além de, a partir das informações levantadas, criar espaços propositivos para soluções coletivas e direcionamento de políticas públicas que visem a emancipação digital de comerciantes e lojistas na cidade. 

Fotografia feita durante os dias de realização da pesquisa. Já com as feiras voltando ao funcionamento comum, mas muitos pontos fechados.

Realização da Pesquisa 

A pesquisa foi realizada entre os períodos do último trimestre de 2021 e primeiro trimestre de 2022. Sob orientação metodológica da pesquisadora Sandra Roberta (Cientista Social – Unicamp/SP) e coordenação de campo de Rodolfo Alves, uma equipe treinada esteve em campo para colher as informações junto aos comerciantes. 

O período escolhido para aplicação da pesquisa formata um cenário de crescimento nas vendas justificado pelas feiras de alta temporada (verão e final de ano) e onde a movimentação nos centros de compras aumenta bastante. 

Entrevistadora abordando comerciante nos boxes do Moda Center

3 insights prévios que a pesquisa revelou

1 – Perfil de empreendedores que atuam no mercado atacadista, destacando a participação feminina no trabalho, seja com as marcas e/ou na gestão dos negócios. 

– 2 – Mudanças no uso dos espaços destes empreendimentos, utilizando-os em grande medida para entregas das mercadorias encomendadas por meios digitais. Ou seja, com as vendas online, os pontos de vendas físicos começam a ficar em segundo plano.

– 3 – Em comparação com pesquisa feita pela CDL Santa Cruz em 2017, foi possível observar que a presença digital das empresas no polo praticamente dobrou num intervalo de 5 anos, principalmente pelas necessidades causadas durante a Pandemia da Covid-19. 

Sandra Roberta pontua que:

“Esta pesquisa é um marco como iniciativa e também como apanhado de informações, num volume nunca antes tão representativo do polo, especificamente na cidade Santa Cruz do Capibaribe. É uma pesquisa pioneira com resultados que impactam a forma como precisamos olhar para o setor e indústria têxtil na região. Olhar para como as vendas têm sido transformadas pelo digital é um indício de transformações sociais também muito relevantes, pois as vendas, mesmo estando na ponta final da cadeia produtiva, são o que de fato mantêm o fluxo econômico do agreste acontecendo.”

Para Bruno Bezerra, presidente da CDL Santa Cruz:

“A pesquisa traz uma visão realista do perfil do nosso vendedor online. Comparada com uma pesquisa de 2017, a nova pesquisa mostra que no intervalo de 5 anos (2017 para 2022) praticamente dobramos o número de empresas vendendo online. Contudo, em muitos casos foi a iniciativa do comprador em optar pelo canal online, que fez o vendedor entrar nesse mercado digital. A pesquisa apresenta alguns desafios, como por exemplo, a capacitação de pessoas para atuar de maneira profissional no mercado digital, além de nos mostrar que, apesar de todas as evidências de crescimento das vendas online, ainda existe uma resistência ao digital.”

Os dados de apresentação da pesquisa foram agrupados em 4 eixos temáticos que pudessem dar ludicidade ao volume de informações gerado, bem como organizar estes dados para melhor exibição ao público em geral. Abaixo alguns dos dados que a pesquisa revelou:

EIXO 1 – PESSOAS QUE FAZEM:
perfil de respondentes, universo pesquisado, classificação de gênero entre outros.

EIXO 2 – CONTEXTO DE COMO FAZEM:
– atuação do mercado realizando vendas – recortes de antes e depois da pandemia

Dado para comparação com a pesquisa CDL Santa Cruz de 2017

Dados atuais desta pesquisa

Demandas levantadas qualitativamente na fala dos entrevistados a respeito de suas dificuldades em lidar com vendas digitais.

EIXO 3 – ANALÓGICO E DIGITAL:
– presença e atuação online – tecnologias e acessos

Dado para comparação com a pesquisa CDL Santa Cruz de 2017

Dados atuais desta pesquisa

Dado para comparação com a pesquisa CDL Santa Cruz de 2017

Dados atuais desta pesquisa

Dado para comparação com a pesquisa CDL Santa Cruz de 2017

Dados Atuais desta pesquisa

EIXO 4 – APOSTAS DE FUTURO:
– as necessidades e perspectivas de futuro para as vendas no setor

Realização:

  • BOX FASHION – MARKETING DE MODA
  • OBSERVATÓRIO CDL SANTA CRUZ 
  • SR CONSULTORIA

Apoios:

A pesquisa Transformação digital no mercado de moda em Santa Cruz contou com apoio de: Nacional Têxtil, Fashion 4 All, Calçadão Miguel Arraes, Moda Center. 

FICHA TÉCNICA E EXPEDIENTE

PESQUISA CDL SANTA CRUZ: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO MERCADO DA MODA EM SANTA CRUZ 
REALIZAÇÃO: CDL Santa Cruz do Capibaribe – Pernambuco
Bruno Bezerra – Presidente CDL Santa Cruz
Katyane Michele – Secretária Executiva

CONSULTORIA E EXECUÇÃO
Sandra Roberta Alves Silva (SR Consultoria)
Rodolfo (BOX FASHION)

COORDENAÇÃO GERAL DA PESQUISA
Sandra Roberta Alves Silva

COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO DE CAMPO
Rodolfo
Iziêlda Ferreira de Menezes (Assistente)

EQUIPE – PESQUISA DE CAMPO
Cássio Vitorino da Silva
Danielle Stefhane Xavier do Nascimento
Iago Menezes dos Santos
Iziêlda Ferreira de Menezes
Jefferson Ferreira de Santana
Maria Karla Ferreira Costa
Priscila Vanessa do Nascimento
Thammy Grislayne Araújo de Farias

TABULAÇÃO DOS DADOS
Rodolfo
Iziêlda Ferreira de Menezes

ORGANIZAÇÃO (Produto Final)
Sandra Roberta Alves Silva

DESIGN E EDITORIAL GRÁFICO
Rodolfo 

APOIO – INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
Nacional Têxtil e Fashion4All
Moda Center
Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

DIREITOS AUTORAIS

Os direitos autorais deste material pertencem aos seus executores e estarão por exclusividade contratual em tempo determinado, reservados a CDL – Câmera de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Capibaribe/PE e parceiros apoiadores. Nenhum conteúdo parcial ou total, poderá ser reproduzido, sob qualquer forma ou meio, sem a prévia autorização dos autores.

Entre em contato pelas redes sociais para solicitar acesso a pesquisa: @cdlsantacruz ou @rodolfo.blog

Sobre Rodolfo Alves

Sou publicitário que vivo criando conteúdos e ideias, fuçando novidades. Amo a comunicação e estou interessado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil.

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