A experiência de produzir um concurso de novos talentos
Tudo começa com nossa intensão de montar na CDL Santa Cruz a primeira Câmara Setorial de Moda e Criatividade. Da iniciativa surgiu o projeto de um concurso de modelos fotográficos para viabilizar tanto a profissionalização do setor, como também encontrar novos rostos (new faces) e oferecer ao mercado local mais possibilidades na hora de clicarem suas campanhas.
O projeto desde sua elaboração, planejamento e execução durou cerca de 4 meses com organização minha e de Inabel Ramos. E a experiência foi incrível: ter realizado um projeto piloto que deu a equipe desta nova câmara a possibilidade de trabalhar juntos e fortalecer os vínculos, foi para mim o ponto mais relevante.
Eu entendo que toda empolgação para projetos precisa de ingredientes básicos fundamentais para o sucesso: integração para se conhecer, alinhamento das expectativas e criação de vínculos no trabalho. E pudemos viver tudo isso neste projeto. Experimentar-se nesta equipe, foi de muito aprendizado.
O concurso realizou uma programação de três etapas nas quais os interessados foram em duas pré-seleções e finalizaram o processo com a realização de oficinas voltadas para a formação dos profissionais modelos.
A oficina que eu realizei foi na manhã da sexta-feria dia 15 de março e tratou dos bastidores de uma produção fotográfica, com orientações de como proceder ao realizar um trabalho, quais os tipos de trabalho que modelos realizam e dicas de como se comportar diante de outros profissionais e clientes.
NEW FACES
Ao todo 14 finalistas chegaram a seletiva final e agora farão parte do casting de modelos da Câmara Setorial de Moda e Criatividade da CDL.
OS VENCEDORES
A estudante Nainhonara Maria Lins da Silva e o personal Anderson Manoel de Chagas foram os escolhidos vencedores da primeira edição pelo juri que contou com os profissionais: Andresa Alves, modelo santacruzense, Leonardo Farias, fotógrafo também de Santa Cruz e a diretora da agência Amazing Model, Viviani Soratto com aconselhamento de Nestor Madenes.
O PRIMEIRO JOB PARA JOHN
CUNNINGHAM
O prêmio para os vencedores foi realizar o primeiro job para uma das marcas apoiadoras do concurso e associada da CDL Santa Cruz, a John Cunningham. A marca em clima de virada de coleção, aproveitou a divulgação dos nomes para serem os rostos de sua coleção cápsula de outono 2019. As fotos também foram clicadas por Leonardo Farias, nas instalações da nova fábrica em construção da Joggofi, e o trabalho ficou incrível.
RESULTADOS
Alguns outros resultados desse projeto já começaram a aparecer, exemplo disso foi o olhar apurado de Leonardo Farias que disponibilizou-se a clicar uma outra modelo do casting, a estudante Maria Fernanda da Silva. Olha que trabalho lindo:
Entre os selecionados, os clima foi de muita parceria, respeito e amizade. Realmente estar neste projeto me deixou empolgado com um novo tempo de profissionalização dos modelos na moda local e noticiar e participar deste movimento me enche de orgulho do meu trabalho. Você precisava ver a doação de cada um dos participantes e também a forma linda como se tornaram amigos nesse processo, até grupo de WhatsApp sei que formaram.
O FUTURO
O trabalho realizado para este concurso, com todos os detalhes de produção pensados e entregues ao público, nos deixou cheios de novas ideias que estão guardadas para o futuro. Foi massa voltar a fazer momentos de aulas e aprendizados com os inscritos e me ver novamente no espaço de professor, numa área que amo como é a moda.
Observamos em nossas conversas a necessidade crescente de profissionalização nesta área aqui na cidade, como em todo o polo. Modelos precisam ter direitos assegurados como profissionais, seus trabalhos não podem ser barganhados na contramão da profissionalidade, de qualquer jeito. É claro que toda indústria tem seus específicos processos de formação e história, mas um tempo novo e diferente requer desse mercado de modelos, ainda mais alinhamento com o futuro e uma nova forma de trabalhar. Acredito que este concurso semeou algo nesse sentido e nós esperamos os frutos.
Antes de encerrar, lembre-se de alguns dos rostos que já trabalham como modelos no polo e que já noticiei no início do site. Quanta coisa mudou heim? Relembre clicando aqui.
Obrigado a todos que teceram este projeto sendo as marcas parceiras: Nanete Têxtil e John Cunningham, agradeço também a CDL Santa Cruz pela confiança e um abraço especial a equipe Joggofi por cederem o espaço em construção para as fotos. Parabéns aos inscritos finalistas e vencedores.