JORGE essa coca é Fanta - a coleção sem gênero de jorge feitosa

JORGE essa coca é Fanta

unisexy agênero para todo mundo | JORGE essa coca é fanta: a moda de Jorge Feitosa assume lugar na oferta de produtos sem distinção de gênero e rompe os muros de sua criatividade e masculinidade.


Gosto do termo “AJUNTAMENTO” usado por Jorge para dar nome ao que faz a cada nova coleção. E neste novo ajuntamento, desfilado na 48ª Casa de Criadores em agosto junta tudo, numa tuia de referências organizadas para ressignificar a si mesmo em seu processo de levar seu oficio para além das fronteiras de gênero.

Acompanhando o trabalho da Jorge Feitosa a marca e do Jorge Feitosa o estilista sulanqueiro, a mistura sempre constante do masculino e feminino sempre esteve presente nos looks apresentados a cada coleção, mesmo que nas entrelinhas sutis de seu zelo feminino pela execução das peças, pelo seu detalhismo constante nos recortes ou na robusteza das peças em grossos tecidos misturados com rasgos fragilizados. E não caiamos aqui no clichê de associar masculinidades e feminilidades arbitrariamente ao que seja robusto como masculino, ou frágil como feminino. É essa mistura de sensos que agora se materializa no ato criativo de Jorge, a marca e o homem.

Em conversas particulares sempre coube a observação de como a moda sulanqueira de Jorge alcançava as mulheres, mesmo com um direcionamento inicial tagueado como masculina. Em tempos como os nossos onde cada vez mais nos permitimos expandir limites e em flerte ou por determinação interna brincamos com as fronteiras de gênero e experimentamos em nós mesmos e mesmas nossos opostos, os looks de Jorge já viam prontos para esse tempo. Só faltava assumir, romper, abrir esse limite de forma mercadológica e conceitual.

E a culminância desse processo não poderia ter sido melhor entregue, se não nessa performance incrível do Ajuntamento # 01/2021 VER(E)A DOR – que ajunta a veio poeta do estilista numa narrativa atual e política ao tocar em temas como eleições, escolhas, votar, decisões. O poema diz: “ELEJA O AMOR PARA QUE NÃO PRECISE VER(E)A DOR!” e eu me pergunto de qual amor ele fala nessa coleção que assume os dois lados?, como é que Jorge escolhe agora sua assinatura de oferta de moda entre masculino e feminino? em qual dos dois Jorge irá votar?

Baseado nas memórias de sua vó Constantina, internada como louca, supostamente ao se apaixonar aos 80 anos, parece mesmo loucura Jorge nessa fase da carreira se apaixonar também pela dualidade de uma moda, vestir a camisa de uma marca que se faz nova, e surpresa! também carrega o tom feminino em cada pedaço de pano. E Jorge enlouqueceu, pôs-se na máquina a costurar, queria roupa de homem, queria de saia andar. Danou-se na tuia de pano e saiu-se a se reinventar.

O novo ajuntamento do estilista é cheio de significados guardados em processos internos carregados de amor. Em tempos difíceis como os atuais, as escolhas carregam em cada uma das possibilidades muitas responsabilidades, entre o feminino e o masculino, vemos o trabalho apostar no amor por ambos, votar no amor, descer de muros alheios e criar sem fazer escolhas por critérios fadados ao insucesso daqui pra frente.

Bacana de ver também é que esse criativo aflorado nas escolhas comerciais se volta para uma investigação interna, um processo profundo de análise da moda que ele sempre fez, e não meramente uma estratégica comercial com foco nas vendas, mas primeiramente numa entrega de si mesmo ao que a missão da costura lhe sobressai.


A constância do amor em nossas vidas nos pertence! Uma senhorinha se apaixonou por um conhecido vereador.
Mas, suas constantes declarações de amor não surtiam efeito sobre ele. Por ela ser casada, elegeram-na louca e a colocaram num hospício. Pobre senhorinha, já não bastava sofrer por ter o amor preso em si, foi enclausurada por amar.

Ver(e)a dor de perto apenas a fez entender que o que sentimos pelo outro, independe de resposta. Então ela juntou seus talhos, retalhos e transformou o amor pelo outro em amor próprio. E sua redenção aconteceu.

ELEJA O AMOR PARA QUE NÃO PRECISE VER(E)A DOR!
A COLEÇÃO

As peças super estampadas, com caimento leve, que fazem parte do ajuntamento VER(E)A DOR foram feitas com a técnica da Sulanca, num mix de 16 padrões exclusivos da parceira LUNELLI/@lunellitextil. A base têxtil utilizada foi o Rayon Bali (100% Viscose) em estampas rotativas e digitais, feita sob demanda, evitando desperdício de matéria prima como sobras ou estoques parados. A LUNELLI também produziu uma estampa exclusiva desenvolvida pelo estilista.

SUSTENTABILIDADE

Já os looks em denim com aspecto mais encorpado, foram feitos com o lançamento UPCYCLE CONCEPT da SANTISTA Jeanswear / @santistajeanswear, um denim mais sustentável, 100% algodão, com o máximo de fibras recicladas no urdume e na trama, sem tingimento, com mínima utilização de água no processo e resíduo zero através da reutilização da sobra de algodão gerada na fabricação.

CALÇADOS PADRONAGEM EXCLUSIVA DA COLEÇÃO

Dentro do pensamento e ação sobre a sustentabilidade, os calçados usados nesse ajuntamento são produtos da nova linha Renew da CONVERSE / @converse_br. As duas primeiras linhas da coleção incluíram o Renew Canvas, feito de poliéster 100% reciclado a partir de garrafas plásticas usadas, e o Renew Denim, incluindo tecidos reciclados cortados e criados na parte superior do Chuck Taylor e Chuck 70. O Renew Cotton, terceira linha da coleção, é feito de um novo processo que incorpora 40% de restos de lona de algodão reciclado da fabricação de calçados, criando um novo fio que se torna o tecido cru da parte superior da lona renovada. Todos os tênis foram customizados especialmente para a apresentação, com um padrão exclusivo desenvolvido pelo estilista Jorge Feitosa.

PARA COMPRAR

Todas as peças do vestuário e as bolsas desse ajuntamento estarão disponíveis para venda no site www.2collab.com.br

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Sobre Rodolfo Alves

Sou publicitário que vivo criando conteúdos e ideias, fuçando novidades. Amo a comunicação e estou interessado pela moda no mundo: seja ela nas passarelas de grifes famosas ou nas feiras populares do Brasil.

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