Bráulio Bessa em Santa Cruz do Capibaribe – entrevista exclusiva
Bráulio Bessa em Santa Cruz do Capibaribe – entrevista exclusiva | Bráulio Bessa chega hoje em Santa Cruz do Capibaribe para sua primeira palestra em nossas terras. Vindo a convite do Moda Center Santa Cruz em sua comemoração de 10 anos do parque, o poeta, palestrante e defensor da cultura popular nordestina respondeu a entrevista do Box Fashion exclusivamente para sua vinda à cidade. No site oficial de Bráulio a descrição do mesmo o descreve como um fazedor de poesia com rapadura, as frases famosas em suas palestras mostram o engajamento vivo de um amante de suas origens e um criador iluminado pelas experiências sociais e culturais de sua terra: Alto Santo no Ceará.
Reconhecer-se nas falas e valores que Bráulio Bessa prega sobre a cultura nordestina é um salto de resistência de nossa cultura, e um afago manso no nosso senso de pertencimento, como ter reconhecido pelo mundo o que carregamos de melhor e mais bonito. Em tempos de conexão global o trabalho de Bráulio Bessa nas redes sociais é reconhecido: “Com fala mansa e sotaque carregado, o nordestino arretado Bráulio Bessa, transformou sua trajetória na defesa da cultura regional nas redes sociais em palestras, contando em forma de causos, sua história desde criança no sertão do Ceará.” (Revista Viral)
ENTREVISTA
BOX FASHION: Naturalmente o povo nordestino tem no DNA o gene empreendedor, é um povo inquieto, arteiro, fazedor. Com a crise econômica atual a motivação das pessoas para enfrentar os problemas tem diminuído. O povo esqueceu o que corre no sangue? Que conselhos você daria ao empreendedor nos dias de hoje para lidar com a crise? “Suba os queixos e meta os pés” é a palavra de ordem inspiradora?
BRÁULIO BESSA: O sertanejo descrito por Euclides da Cunha: O Sertanejo é, antes de tudo, um forte. Somo fortes, criativos, corajosos, trabalhadores e acima de qualquer coisa, esperançosos. Existe um ditado que diz: É a dor que ensina a gemer. Pois bem, acredito muito que no momento do aperreio a criatividade e a força são ainda mais exigidas. Até uma topada empurra você pra frente.
BOX FASHION: “Quem esquece de onde veio, não sabe pra onde vai” sua frase retrata bem o valor que a moda e o comércio local tem buscado agregar na confecção. Muito se fala em pesquisa, investimento em maquinário, mas como você imagina que os fazedores da moda podem ser valorizados, essa valorização faz parte do reconhecimento de saber de onde se vem?
BRÁULIO BESSA: O regionalismo está em alta, a nordestinidade está em alta, o povo nordestino gosta de se vê, somos vaidosos, seja numa novela, propaganda, culinária e até na moda, agregar elementos do regionalismo trás sentimento ao produto e, sentimento não tem preço, tem valor.
BOX FASHION: Em suas andanças pelo país, sua vivência na TV, seu alcance digital e os novos produtos culturais que mostram e expandem a cultura nordestina… (cinema, novela, personalidades) você percebe que hoje em dia haja uma maior e melhor valorização do nordeste?
BRÁULIO BESSA: A grande mídia vendeu um nordestino estereotipado por muitos anos, e o próprio nordestino comprou esse personagem, muitas vezes caricato, irreal. O jogo virou com o resgate da nossa autoestima, e isso aconteceu quando o próprio nordestino passou a se enxergar diferente, sem se fazer de coitado, sem se achar inferior. Hoje, somos respeitados e admirados, embora ainda exista – e sempre existirá – preconceito, mas aprendemos a encarar essa situação de cabeça erguida.
BOX FASHION: Desde que começou com a página no Facebook até hoje com mais de 1 milhão de seguidores, o que mudou como resultado do trabalho que vem fazendo para valorizar nossa cultura?
BRÁULIO BESSA: A internet é uma grande ferramenta. Soa até contraditório, mas usar justamente uma ferramenta que é acusada de ser vilã num processo de esquecimento das raízes como aliada nessa luta foi o diferencial. Usar o novo pra manter vivo o “velho”, Gil Giardeli diz: “Você é o que você compartilha.” e o nordestino precisava se compartilhar.
POEMA
De presente ganhamos um poema versado por Bráulio para compor essa entrevista. Aprecie:
Sendo a vida a própria arte
sendo você um artista
desfilando pelos palcos
sempre em busca de conquistas
Seja seu próprio cenário
capriche no vestuário
pra melhor se apresentar,
não é questão de vaidade
não tem a menor maldade
em querer se arrumar.
Por isso não tenha medo
seja sempre original
sua roupa fala muito
lhe faz único, sem igual
lhe dá personalidade
esconde até a idade
e lhe deixa mais formoso
e eu garanto a você
que a roupa tem poder
e lhe deixa até mais novo!
Gostou da entrevista com Bráulio Bessa em Santa Cruz do Capibaribe – entrevista exclusiva? Confira a entrevista que a poetiza Ágda Moura nos concedeu ontem. Ela foi o encanto de abertura do evento EMP recitando lindos versos sobre nossa história no desfile conceitual dos alunos FADIRE. Clique aqui para ver.
Tem mais Box Fashion nas redes sociais, compartilhe: Facebook – Instagram – Twitter – Tumblr – Pinterest – Especial – Google +
Contatos Bráulio Bessa: site – Instagram – Facebook – Twitter – You Tube