7 fotógrafos de moda para conhecer no polo de confecções
Eles são os profissionais que estão fazendo sucesso entre as marcas locais e fazendo trabalhos maravilhosos para a moda local. Conheça 7 fotógrafos de moda para conhecer no polo de confecções.
A moda em constante mudança e evolução tem reformulado o arranjo produtivo local do interior de Pernambuco, numa paisagem de novas profissões e talentos que atendem ao constante borbulhar da comunicação de empresas com seus públicos. Nesta paisagem a figura do fotógrafo e fotógrafa tem ganhado cada vez mais espaço na agenda dos pequenos e médios empreendedores, que fabricam e vendem para todo o Brasil na feiras populares das cidades do agreste.
Já falamos aqui sobre os modelos fotográficos (link da matéria) e agora chegou a vez de lançar um olhar para quem esta por traz das câmeras, produzindo os cliques feitos para a veiculação em redes sociais principalmente, os 7 fotógrafos de moda para conhecer no polo de confecções que estão com todas as atenções voltadas para seus trabalhos no momento.
RAMIRE LINS
Estudante de Design pela UFPE CAA, Ramire é filha de fotógrafo de eventos e já atua com fotografia de moda há dois anos.
“Sou de filha de fotógrafo, desde cedo comecei a me interessar por fotografia, 7 anos atrás comecei a fotografar eventos com meu pai, quando comecei minha graduação em Design procurei explorar mais a fotografia conceitual, e Ney (Avant), procurando alguém para auxiliar no estúdio me fez o convite para fazer parte de sua equipe.”
Contatos de Ramire Lins
Instagram: @ramire.lins
Facebook: amorangofotografia
+55 81 9 9521-1972
ramire.lins@gmail.com
HÉLIDA CHAGAS
Veterana há 11 anos clicando de eventos a books pessoais, Hélida Chagas continua no mercado de fotografia e cada vez mais ganha evidência junto de marcas de moda. Para a fotógrafa as mudanças no mercado são muitas e avalia:
“Mudou muito, eu vejo um mercado competitivo e acho isso ótimo, pois de certa forma nos impulsiona a buscar se reciclar a cada dia.”
Contatos Hélida Chagas
Instagram: helida_chagas
Facebook: helida chagas fotografa
Fan page: Lenttes
+55 81 9 9231 4612
elida.chagas@hotmail.com
MANUELA COSTA
Formada na UFPE CAA, fez estágio no fotolab e atua há dois ano no mercado com a Pupila Design e Fotografia (saiba mais). Manuela consegue observar dimensões importantes do trabalho que realiza dentro do que está cada vez mais, sendo cobrado da moda local: valor agregado. Em sua fala sobre o assunto ela ver como ponto relevante as empresas que ainda não enxergam valor no trabalho de fotografia autoral, pois o ideal é mostrar os valores do negócio.
“Atualmente qualquer pessoa faz uma fotografia, mesmo sem enxergar o real significado que a imagem possa passar.”
Contatos Manuela
contato@pupiladesign.com.br
www.behance.net/pupiladesign
+55 81 999930980
Instagram: @pupila.design
Facebook: @pupila.design
BRUNO HENRIQUE
Bruno começou em casa. Sob influência da família e desde pequeno, já estava no universo da fotografia quando entrou no ritmo dos cliques. Começou com eventos e atua na fotografia fashion há 4 anos. Bruno observa as mudanças no mercado vendo nas redes sociais um ponto de necessidade de renovação:
“A fotografia de moda mudou bastante, devido ao crescimento das redes sociais, a procura pela fotografia profissional aumentou consideravelmente.”
Contatos Bruno
bhproducoes@gmail.com
+55 81 994636727
Instagram: @brunoh_photographer
BRENO AUGUSTO
Publicitário de formação, Breno já atua no mercado fotográfico há 6 anos. O interesse por fotografia já na graduação levou o talento de Breno para trabalhos mais conceituais que os demais fotógrafos, tendo atuado em editoriais importantes para revistas e marcas. Breno em sua experiência concorda que há uma mudança significativa na relação com os clientes/marcas que solicitam seus Jobs:
“A comunicação está mais fácil e os empresários conseguem identificar a importância de criar uma identidade visual para sua marca através de suas coleções. Isso nos dá muita segurança na hora de produzir as imagens, pois conseguimos identificar o consumidor final com mais clareza.”
Contatos de Breno Augusto
brenostudio@outlook.com
www.flickr.com/brenoaugusto
+55 81 996110432
Instagram: @brenostudio
Facebook: Breno Augusto Fotografia
NEETO
O olhar de Neto para a fotografia de moda é mais experimental, tendo iniciado a vida de fotógrafo nas atividades acadêmicas do curso de design pela UFPE CAA.
“Comecei a levar a fotografia como profissão depois de uma imersão no laboratório de fotografia da UFPE, em um campo mais poético e artístico e depois disso fui experimentando diversas áreas, procurando me encontrar dentro desse universo que é a imagem.”
O trabalho de Neto longe de ser pouco comercial, tende a uma estética reforçada noutras criatividades pouco óbvias em busca de sinceridade no olhar. Os principais jobs até agora listados por ele foram para o Coletivo Tabs (SCC) e marcas como Webe e o brechó Jardim 53.
Contato de Neeto
joseneto.fv@gmail.com
+55 81 993332251
Instagram: @neeto
Facebook: @fotografoviajante
RICARDO MENEZES
O trabalho de Ricardo é fruto da nova levada de profissionais que iniciaram a profissão pela influência das mídias digitais. Ricardo já fotografava shows e passou a fotografar sua esposa para as redes sociais e a partir daí foram aparecendo os trabalhos. Mesmo com pouco tempo no mercado Ricardo coloca uma fala interessante sobre adequação cliente/fotógrafo e concorrência:
“Eu percebo que o mercado da fotografia vem aumentando, a procura por fotos com qualidade e o toque especial de cada fotógrafo é indispensável, acredito que não existe fotógrafo melhor ou pior, existe foto com ou sem qualidade, porém cada fotógrafo tem seu jeito de enxergar os melhores ângulos, basta o cliente procurar o que se identifica mais.”
Contatos de Ricardo
pauloricardo-m-s@hotmail.com
+55 81 991088283
Instagram: @ricardomenezesphotos
PONTOS EM COMUM
Observar o papel de destaque que a profissão vem ganhando no mercado local também requer pontuar, no seu movimento de desenvolvimento, como os profissionais desta área lidam com o lado bom e ruim do trabalho e quais pontos em comum, esses profissionais levantam em suas falas, que sinalizam em aspectos empíricos o cenário não só da profissão que clica as fotos, mas também dos bastidores da moda em Pernambuco.
Entre as falas mais comuns o medo da inovação estética por parte das marcas, a desvalorização da profissão pelos empresários, a repetição de conceitos criativos pasteurizados que limitam a experimentação do novo e mais uma arara de problemas pendurados que são deixados de lado pela correria das vendas. Num mundo em que a própria moda anda repensando seu papel como ferramenta de relacionamentos humanos para além da vestimenta, deixar esses problemas ensacados nos fardos de tecido é um ponto de limitação ainda maior que poucos encaram ver.
Gostou dos 7 fotógrafos de moda para conhecer no polo de confecções? Deixe seu comentário.